Bob Dylan n'O Som dos Livros

IMG 4073O Som dos Livros desta semana é um hino a um grande Nobel da Literatura, preparado com a mestria de quatro jovens de 15 anos, desafiados por dois exímios professores.

Num intervalo entre aulas e com apenas dois ou três ensaios o Artur (guitarra), a Mariana (voz), o Gustavo (piano) e a Maria João (flauta transversal) juntaram-se à Prof.ª Elisa (voz) e ao Prof. Nunes (guitarra e voz) e fizeram a sua própria versão de Blowin'in the Wind de Bob Dylan.

IMG 4040Bob Dylan - Nobel da Literatura em 2016 - escreveu uma das músicas mais emblemáticas de todos os tempos. "Blowin'in the Wind" foi escrita em 1962 e lançada no seu segundo álbum de estúdio The Freewheelin' Bob Dylan, em 1963. Embora tenha sido descrita como uma canção de protesto, ele coloca uma série de perguntas retóricas sobre a paz, a guerra e a liberdade. O refrão "The answer, my friend, is blowin' in the wind" (literalmente "a resposta, meu amigo, está soprando no vento") tem sido descrita como "impenetravelmente ambígua: ou a resposta é tão óbvia que está direta em seu rosto, ou é tão intangível quanto o vento".

Desenvolvido no âmbito do projeto "O Som dos Livros" aqui apresentado é, também, a prova que cada vez mais o ‘Ensino Não Formal’, mesmo que dentro da tradicional escola, pode ser a chave para a motivação e sucesso dos alunos, repleto de aprendizagens transdisciplinares.

Um agradecimento ao Luis Viegas (ACERT) que fez a gravação e edição da música.

Pode ouvir este programa AQUI ou escolher outro episódio AQUI.