Conceição Dinis Tomé - Escritora do Mês

ConceicaoMaria da Conceição Dinis Alves Tomé é professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Viseu Sul. É investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), Universidade Aberta.

É autora dos contos infantis "A Lua e o Pirilampo" (editora Labirinto, 2003) e “História do rapaz que se tornou fazedor de estrelas” (obra vencedora do Prémio Centro Cultural do Alto Minho, em 2009). Em 2004, colaborou na antologia “Histórias para um Natal”, com o conto “Manhã de Natal”.

A sua novela “O caderno do avô Heinrich”, que vem apresentar a Tondela no dia 11 de Março de 2014, recebeu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2012, na categoria de Literatura Juvenil. Neste livro conta-se como Heinrich e o seu amigo judeu Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para toda a vida. A história mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos.

Para conhecer mais pormenores sobre a obra, veja a entrevista com a autora em: http://www.rtp.pt/play/p1241/e133003/ler-mais-ler-melhor