Novidades Literárias - O Homem de Constantínopla

Empenhada em disponibilizar-lhe os melhores e mais atuais livros do mercado, a Biblioteca Municipal de Tondela tem já nas suas prateleiras O Homem de Constantinopla, uma obra do conhecido jornalista José Rodrigues dos Santos.
CONSTANTINOPLAJosé António Afonso Rodrigues dos Santos

É um jornalista e escritor português nascido na antiga colónia portuguesa de Moçambique. Atualmente, apresenta o Telejornal.
Doutorado em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre reportagem de guerra, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, ocupando por duas vezes o cargo de Director de Informação da televisão pública portuguesa. É um dos mais premiados jornalistas portugueses.


O Homem de Constantinopla

"O Império Otomano desmorona-se e a minoria arménia é perseguida. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarkisian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira: "O que é a beleza?".

Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitectura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior coleccionador de arte do seu tempo.

Mas Kaloust foi mais longe do que isso. Tornou-se o homem mais rico do planeta."