O Som dos Livros mantem-se no ar todas as semanas, dinamizado por cada uma das nove bibliotecas que compôem a Rede de Bibliotecas de Tondela.
Semana após semana, as crianças e jovens das escolas, mas também os pais, avós ou os convidados do Museu Terras de Besteiros escolhem uma obra e dão-na a conhecer aos ouvintes.
A transmissão acontece na Rádio Emissora das Beiras, todas as quartas-feiras pelas 9h20 com repetição aos sábados pelas 12h30. Também a Rádio Miúdos com transmissão exclusivamente online, transmite todas as sextas e domingos, pelas 10h e 19h.
Esta semana foi a turma do 8ºD da Escola Básica da Lajeosa do Dão que nos apresentou o livro "A Águia e a Galinha". Os quatro colegas Beatriz Silva, Lara Satos, Mafalda Morais e Martim Figueiredo deixam-nos a sua leitura do livro de Leonardo Boff, num podcast que pode já ser escutado AQUI »
"Meninos de Todas as Cores" de Luísa Ducla Soares foi a obra escolhida pelos alunos do 4º ano da Escola Básica de Tondela para darem início a mais um ano de participação no projeto O Som dos Livros.
Ao todo participaram 9 alunos, três de cada turma, auxiliados pelas respetivas professoras e ainda pela coordenadora da Biblioteca, Prof. Lúcia Almeida:
- 4ºA - Daniel, Bruna e Lira
- 4ºB - Edgar, Diana e Ines
- 4ºC - Lara, Joana e João
A transmissão da rubrica semanal acontece todas as quartas-feiras, depois do noticiário das 9 horas da manhã, com repetição aos sábados no programa infantil Giroflé (entre as 12h e as 13h). Também a Rádio Miúdos coloca o programa no ar, na sua programação semanal. Paralelamente, todos os programas podem ser escutados em podcast no portal da Rede de Bibliotecas de Tondela no separador PROJETOS > O SOM DOS LIVROS.
Aproveitamos a deixar o link direto deste episódio que pode ser escutado AQUI»
“Histórias de Papel” é a designação da sessão de contos que terá lugar no sábado, dia 16 de outubro, na Biblioteca Municipal de Tondela.
O papel é uma invenção extraordinária, principalmente pelas suas múltiplas utilidades, algumas delas verdadeiras obras de arte como é o caso do Origami.
Nesta sessão, que se destina a crianças a partir dos 6 anos acompanhadas por um adulto, Bruno Batista conta-nos histórias através de dobragens de papel que magicamente se transformam e acompanham o que vai sendo narrado.
No final, os participantes serão convidados a realizar um pequeno atelier e a aprender algumas dobras.
Este evento conta com o apoio da Direção Geral dos Arquivos, do Livro e das Bibliotecas e do Município de Tondela.
Data: 16 de outubro
Horário: 15h30-17h00
Duração: 90 min
Inscrições na Biblioteca Municipal ou na página www.rbt.cm-tondela.pt
As alunas do 9ºE da Escola Básica de Campo de Besteiros são as autoras do Som dos Livros que foi para o ar neste 14 de julho de 2021. Escolheram, para nos apresentar, o livro "Plasticus Maritimus - Uma espécie invasora", da autoria de Ana Pêgo, Bernardo Carvalho e Isabem Minhós Martins, lançado pela editora Planeta Tangerina.
Ao contrário de outras edições em que é lido um pequeno excerto do texto, estas duas alunas preferiram fazer uma análise crítica, evidenciando um conhecimento profundo sobre a obras e apresentando-nos um resumo dos principais aspetos que nos deixam com uma enorme vontade de ir a correr para a biblioteca requisitar a obras.
"Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.
Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.
Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.
O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!
A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos.
O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!
Já é tempo de fazermos alguma coisa."
Ouçam o podcast aqui»